IFNMG abre inscrições
para 2.184 vagas em cursos técnicos gratuitos
IFNMG
IMAGEM DE INTERNET
SALA DE REDAÇÃO - g1
Terça-feira, 05/10/2021, às 07h48min - VANESSA FERNANDES
Estão abertas as inscrições para 1º Processo Seletivo 2022 do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). São ofertadas 2.184 vagas em cursos técnicos gratuitos, presenciais e a distância, em 13 cidades.
Segundo o IFNMG, “não haverá aplicação de provas para os candidatos, que serão selecionados por desempenho escolar, ou seja, por notas ou conceitos obtidos em disciplinas e séries que variam dependendo do curso escolhido e que devem ser comprovadas por histórico escolar ou documento equivalente.”
As inscrições estão abertas até 2 de dezembro e podem ser feitas pela internet. Os cursos oferecidos são de dois tipos:
-
Integrados: Para quem quer fazer, ao mesmo tempo, no IFNMG, o curso técnico e os três anos do ensino médio.
-
Concomitantes e subsequentes.: Para quem está cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em outra escola ou para quem já concluiu o ensino médio.
Pela primeira vez, será disponibilizada a versão em Braille da íntegra dos dois editais. A solicitação pode ser feita pela internet. Em breve, as versões em Libras também serão publicadas.
"Para solicitar o edital em Braille, o(a) candidato(a) deve encaminhar mensagem para o e-mail acoesinclusivas@ifnmg.edu.br, informando nome completo, onde vai retirar a cópia (campus, Reitoria ou Cead), telefone de contato com DDD e qual o número do edital de interesse." O canal para esclarecer dúvidas sobre o 1º Processo Seletivo 2022 é o e-mail concursopublico@fundacaocefetminas.org.br.
Sobre os cursos integrados
Segundo o IFNMG, estão sendo oferecidas 1.489 vagas nos Campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni. Esses cursos são presenciais, mas as aulas podem ser realizadas de forma remota por causa da pandemia, situação que vai depender de cada município onde há a oferta das oportunidades.
“No momento da inscrição, é necessário preencher todos os itens do formulário, inclusive o formulário socioeconômico. O CPF a ser informado é obrigatoriamente do(a) candidato(a) e não dos pais, nem de qualquer outro responsável ou representante.” Os candidatos precisam ainda anexar ao formulário de inscrição o histórico escolar ou documento equivalente que comprove as notas ou os conceitos de disciplinas do 6º e 7º anos do ensino fundamental que serão usados para classificação.
Cursos técnicos concomitantes/subsequentes
Conforme o IFNMG, estão sendo oferecidas 695 vagas em cursos presenciais nos Campi Almenara, Araçuaí, Januária, Montes Claros e Pirapora. As aulas também podem ser realizadas de forma remota por causa da pandemia, situação que vai depender de cada município onde há a oferta das oportunidades.
“As vagas para cursos na modalidade a distância são do Campus Diamantina, por meio dos polos de apoio presencial do Serro e de Itamarandiba, e do Cead, que fica em Montes Claros. Esses cursos preveem encontros presenciais para cumprir parte da carga horária de atividades, no entanto, a ocorrência desses momentos também vai depender da situação da pandemia.”
Os requisitos para a inscrição incluem preenchimento de formulários, inclusão do CPF e do histórico escolar ou documento equivalente. “Para os cursos concomitantes/subsequentes, serão usadas notas ou conceitos de disciplinas do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental e, no caso dos cursos ofertados apenas como subsequentes, serão consideradas notas ou conceitos de disciplinas do 1º ano do ensino médio. As disciplinas a serem consideradas mudam de acordo com o curso pretendido.”
Cotas e heteroidentificação
O IFNMG informou que metade das vagas é destinada para egressos de escolas públicas, candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA). O candidato deve declarar, no formulário de inscrição, quando categoria irá concorrer.
“Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso do candidato via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.” O instituto esclarece que os candidatos classificados que se autodeclararem pretos e pardos, terão que se apresentar diante de uma banca que vai realizar a heteroidentificação. Quem se recursar a esse procedimento, terá a matrícula recusada.
“A banca baseia-se exclusivamente nos aspectos fenótipos do(a) candidato(a), que é o conjunto de características visíveis, a exemplo de cor da pele, textura do cabelo, formatos do rosto, lábios e nariz. A ascendência não é levada em conta, ou seja, não importa que pais, avós ou bisavós sejam negros – pretos ou pardos. Além disso, não serão considerados quaisquer registros (civis ou militares) ou documentos.”